Publicidade

Publicidade

11:06
0




Revista Vadiagem  Qual o seu Nome? Mestre Jó O meu nome é Josivan Alves Feitosa conhecido como Mestre Jó nascido no dia 20 de junho de 1975 no Hospital Santa Izabel na cidade de Salvador BA, filho de Francisco Rodrigues Feitosa (Pai) (Baiano da cidade de Salvador, filho de Pedro Rodrigues Feitosa e de Dona Raimunda da Conceição Rodrigues Avós paterno) e Rita Josefa de Araújo (Mãe) (Paraibana da cidade de Brejo do Cruz no interior do estado Filha de Olegário Marcelino  e Josefa Araújo (Avós Materno) da Cidade de Apodi interior do Rio Grande do Norte.
Revista Vadiagem entrevisto hoje o nosso Mestre Jó
01-Revista Vadiagem - Comente sobre sua família: pai, mãe, irmãos, parentes que tiveram influência em sua vida. ? Mestre Jó Na verdade a minha Mãe, e meu pai se separaram eu   eu tinha 02 anos de idade não tive muito contato com o meu pai, porem a minha mãe quando eu estava com 08 anos ela veio embora da Bahia para o Rio Grande do Norte e eu fique morando com uma tia irmã do meu pai, aos 13 anos de idade por motivos maior eu tive que deixar a casa de minha tia e comecei a morar só e me virar pra pagar o aluguel. 02- Revista Vadiagem Como foi seu primeiro contato com a capoeira? ? Mestre Jó Meu primeiro contato com a capoeira foi em 1984 na rua em que eu morava lá em Pirajá um bairro de Salvador foi onde dei os primeiros passos meio que sem jeito mais foi lá pela primeira vez no  dia 03/03/1984 sábado a tarde
03- Revista Vadiagem - O que levou você a praticar a capoeira? Mestre Jó Olha meu caro reporte há capoeira me mostrou que eu poderia superar os meus limites fazer coisas que eu já mais poderia imaginar, e o gingado a expressão corporal me cativou dentro da vadiagem e da malicia do jogo, e me fascinou em todos os aspectos e a principio quando eu via a capoeira nas ruas pensava que era coisa de bêbados pois os movimentos era parecido a um homem embriagado muitas vezes eu até tinha medo mais fui começando a entender  que não era nada da quilo que eu pensava e então tomei gosto pela que até hoje me encanta
 04- Revista Vadiagem - Você tem apelido na capoeira? Por que esse apelido? Mestre Jó (Sim). Na verdade o meu Mestre me colocou o apelido de vendaval por que eu era rápido ao soltar os golpes de meia de lua de costas, porem a minha tia me colocou o apelido de Jó pois eu sempre fui muito paciente, e o apelido que o mestre colocou não pegou e desde de então sou conhecido como Jó
05- Revista Vadiagem - Qual o momento mais marcante em sua vida de capoeirista?  ? Mestre Jó (O momento que mais marcou aminha de capoeira foi um dia em que eu cheguei na academia mais cedo que os outros alunos então com muito gosto varri e passeio o pano logo em seguida peguei o Berimbau do mestre, e comecei a tocar o famoso cavalinho tei tei pois ainda não tinha o domínio do Berimbau, então o mestre chegou depois de alguns minutos e me pegou tocando o seu Berimbau tomei a maior bronca do mundo naquele momento o mundo desabou sobre a minha cabeça, ele me disse assim, seu fedelho eu te dei ousadia pra você pegar a minha biriba pra tocar seja a ultima vez que você pega nela seu tinhoso  então isso foi momento que mais me marcou 06- Revista Vadiagem - Você tem outra profissão além da de mestre de capoeira? Mestre Jó: sou musico cantor e compositor e faço mpb nas casas de show nas noites.  07- Revista Vadiagem - A qual grupo de capoeira você pertence? Mestre Jó Eu sou fundador e presidente da Associação Cultural de Capoeira Filhos de Jó. A.C.C.F.J fundada no dia 03 de Janeiro do ano de 2008
 08- Revista Vadiagem - Comentem um pouco sobre o seu trabalho com a capoeira?  Mestre Jó Olha eu vejo a capoeira como um exercício físico essencial para a saúde, mais também, é necessário usar como instrumento biofísico, sócio-fisiológico que proporciona uma integração entre corpo e mente dos educando, desenvolvendo o corpo e o espírito formando um cidadão de ação física e moral sadia, consciente de seu valor e de suas responsabilidades, eu estou sempre procurando multiplicar a capoeira viajando sempre e fazendo intercambio em outros estados e países pra que a capoeira se propague cada vez mais, cultivando e conservando as suas tradições e costumes 
 09- Revista Vadiagem -Fale um pouco sobre o seu mestre? Mestre Jó O meu mestre é um homem digno honrado no qual a ele devo muito respeito e consideração, através da pessoa dele pude realmente aprender os valores da vida e acima de tudo respeitar do mais novo ao mais velho sem demagogia e hipocrisia dando valor do mais simples ao mais gabaritado
10- Revista Vadiagem -Como é sua rotina diária? Mestre Jó O meu dia a dia é repleto de autos e baixos pois de segunda a quinta feira dou assistência nas cidades de São José do Seridó e Cruzeta e na sexta no sábado e aos domingos aos outros municípios e estados do Brasil  Correria total e sempre quando dá passo um tempo com a  família
11- Revista Vadiagem -Que trabalho você realiza no momento? Mestre Jó Desenvolvo um projeto por nome Meu Bairro Também Tem Capoeira resgatando as crianças tirando-as das ruas e do mundo da prostituição, do mundo das drogas e lhes dando um oficio para o seu próprio sustento
12- Revista Vadiagem -Qual é sua filosofia de vida? Mestre Jó A minha filosofia e a seguinte eu sempre digo faça a sua parte gentileza gera gentileza por isso faça o bem sem olhar a quem o resto fica por conta do nosso Deus pois ele sabe o que faz
13- Revista Vadiagem - O que a capoeira representa em sua vida? capoeira pra mim significa um grito de liberdade ela retrata a história de um povo sofredor que na ância de sua liberdade essa luta inventou, luta essa muito forte que no mundo se espalhou usada pelo povo negro e que muitos adotou pelo mundo a fora, a capoeira representa pra mim liberdade de expressão, filosofia, diversão e a cima de tudo minha identidade como capoeirista
14- Revista Vadiagem - Qual a sua opinião sobre a mulher capoeirista? Mestre Jó A mulher chegou na capoeira para abrilhantar as rodas e somar pois elas estão conquistando o seu espaço a cada dia não só na capoeira mais também em todos os aspectos.
15- Revista Vadiagem -você acha que a mulher é bem aceita num meio considerado masculino? Mestre Jó Na verdade a mulher pode tudo e merece sim o seu lugar na capoeira, a cada dia ela vem se destacando e conquistando o seu espaço, fazendo bonito mostrando que aquela historia de mulher ser um sexo frágil é só mais uma ideia machista de alguns tolos, sei que o homem foi feito primeiro que a mulher mais a verdade é que antes de se fazer uma obra prima vem primeiro um rascunho qualquer.  16- Revista Vadiagem -Ainda percebe algum preconceito com relação ao sexo feminino na capoeira? Mestre Jó É com certeza sempre irá ter esse tipo de coisa por parte de alguns que não aceitam ser superado por uma mulher mais na verdade vos digo só os tolos pensam assim infelizmente ainda existem pessoas com essa mentalidade pobre.  17- Revista Vadiagem -Como é sua alimentação? Mestre Jó A minha alimentação é o básico muitas pessoas já sabem: comer a cada 3 ou 4 horas faz com que o seu metabolismo fique sempre ativo e evita que você coma compulsivamente (a chamada binge) além de contribuir para que o nível de glicose no sangue não despenque de uma hora para outra.
Outra boa dica é combinar proteína (carne, peixe, ovos, leite e derivados, entre outros) com alimentos fibrosos (grãos integrais, frutas, vegetais) em todas as refeições. Quando consumidos conjuntamente, esses alimentos demoram mais para serem digeridos, o que contribui para uma sensação de satisfação mais prolongada.
Andar, tomar água e consumir entre 1.550 e 2.100 calorias diárias (a não ser que você seja um esportista bastante aplicado e precise de mais energia para sua rotina diaria.           18- Revista Vadiagem - Quais são suas pretensões com relação ao futuro? Mestre Jó Eu priorizo muito a educação e a família pois elas são a base de tudo, eu tenho os meus alunos como filhos e faço tudo para que eles estudem para terem um futuro melhor pois sem a educação e uma família estruturada não haverá um bom futuro
19- Revista Vadiagem -Uma alegria e uma tristeza na capoeira? Mestre Jó Tristeza a perda de um discípulo no dia 03 de outubro de 2013 perdi o meu irmão de capoeira Mestre Canela:  Alegria em esta vivo e de poder contribuir para o crescimento e a formação de cidadãos dentro de um mundo tão complexo e cheio de armadilhas         20- Revista Vadiagem -Sua mensagem aos capoeiristas. Mestre Jó Quero dizer aos demais que o orgulho é um mendigo ele fala tão alto quanto a própria necessidade e que no mundo da capoeira falar pouco é essencial já que  o peixe morre pela própria boca Livro: Capoeira Angola do Iniciante ao Mestre CD: Mestre Pastinha Eternamente Golpe: Meia Lua compasso Música: Povo Sofredor, Mestre Jó  Estilo de capoeira: o que o Berimbau tocar eu danço Destaque na capoeira: Mestre Camaleão Lugar: Marcele  França.
Entrevistado por: Cheng Capoeirista              
Diretor da Revista Vadiagem
e-mail:
revistavadiagem@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

Publicidade